Loading...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Contos de Fadas e Contos Maravilhosos

Leia o texto abaixo. Logo após, reflita o comentário que você fez na questão anterior.
Antes de iniciar as atividades de reconhecimento do gênero, é importante que você reconheça a diferença entre ‘’contos de fadas’’ e ‘’contos maravilhosos”, pois muitos autores os classificam da mesma forma, embora seja possível  estabelecer diferenças entre ambos.
De origem celta, os Contos de Fadas têm geralmente um herói ou uma heroína que tenta vencer obstáculos ou provas para alcançar a sua auto-realização. Muitas vezes, a aventura da busca parte de uma metamorfose ou de um encantamento. Exemplos de contos de fadas: “Cinderela’’, ’’Branca de Neve e os Sete Anões’’, ‘’Chapeuzinho Vermelho’’e “Bambi’’.
 Já os Contos Maravilhosos têm a sua origem nas narrativas orientais. Diferentes dos contos de fadas, a sua problemática é social: o herói ou anti-herói encontrará a auto-realização na conquista de bens e poder material, como em ‘’Ali Babá e os Quarenta Ladrões”. A aventura da busca parte, geralmente, da necessidade de sobrevivência física ou miséria dos protagonistas. Outros contos maravilhosos: “As Mil e Uma Noites”, Aladim e a Lâmpada Maravilhosa’’,’’As Sete Viagens de Simbá’’, ‘’O Marinheiro’’, dentre outros.
Após a leitura e reflexão realizadas, você continua com a mesma opinião?

2 comentários: