segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Caracterísicas dos Contos de Fada

Educando (a):

É importante que você saiba um pouco mais sobre as características dos Contos de Fada. Para isso, leia o texto abaixo.
Características dos contos de fadas
Contos de fada são narrativas em que aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário, maravilhoso. São histórias muito antigas, que eram transmitidas de boca em boca e passada de geração para geração.
Após a invenção da imprensa, as histórias passaram a ser registradas em livros para que as mesmas não fossem perdidas ou esquecidas. Estes contos têm quase sempre uma estrutura simples e fixa. Tem uma característica bem marcante como na sua fórmula inicial: “Era uma vez...’’ e final: “...foram felizes para sempre’’.
Há neles, também, uma ordem existente, ou seja, uma situação inicial; uma ordem perturbadora, quando a situação de equilíbrio inicial se desestabiliza, dando origem a uma série de conflitos que só se interrompem com o aparecimento de uma força maior. A seguir a ordem é restabelecida. Geralmente há personagens do bem e do mal, e a vitória, apesar do sofrimento, sempre é do personagem do bem. O ‘’Era uma vez...’’ nos remete ao passado e serve de passaporte do mundo real para um mundo irreal, mundo da fantasia.
Ao longo do conto, as indicações da natureza são limitadas e vagas, não permitindo determinar com rigor a duração de ação ou localização num contexto histórico preciso. O mesmo ocorre relativamente com espaço: um palácio, uma casa, uma floresta,... Essas características permitem aos contos um caráter atemporal e universal, concedendo a eles uma reatualização permanente, pois podem acontecer em qualquer lugar e tempo.
Eles também são carregados de simbologia: rosa: símbolo do amor; beijo: desperta e faz renascer; lobo mal: algo ou pessoa que, de repente, quer fazer o mal a alguém. Podemos dizer que os contos de fadas trazem a magia que alimenta a imaginação, ajuda a encarar os problemas da vida, a enfrentar desafios e, por inúmeras vezes, até nos trazem esperança.
Fonte: GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloisa. Contos de Fadas: Trabalhando com os gêneros do discurso narrar. São Paulo:FTD,2001.

Para saber mais sobre a sócio-história do gênero pesquise em:

19 comentários:

  1. gostei muito da explicação vai me ajudar muito no meu trabalho obrigada .

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da explicação vai me ajudar muito no meu trabalho obrigada .

    ResponderExcluir
  3. Não era o que eu necessitava mas achei bom suas explicações. Parabéns a vocês.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito, obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  5. Essas informações me ajudaram muito e graças a isso tirei 10 na minha prova 😂

    ResponderExcluir
  6. Texto sucinto. Vou repassar para meus estudantes. Vamos começar a estudar esse gênero. Grata pela publicação.

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo texto.Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a explicação, pois ela é simples e clara.

    ResponderExcluir