quarta-feira, 16 de março de 2011

Reportagem do Projeto “Almanaque: diversão e conhecimento”

As fotos abaixo são de um almanaque, fruto de um trabalho coletivo, ou seja, feito e refeito, criado e recriado a muitas mãos, com a perspectiva de formar educando que saibam produzir e interpretar textos de usos sociais – orais e escritos – e que tenham trânsito livre nas várias situações comunicativas que permitem plena participação no mundo letrado.
            Resultado de um projeto de problematização e empreendimento realizado com o núcleo composto pelas Escolas Argentina Castelo Branco, Centro de Ensino Luz e Amor e as turmas do 1º ano da Escola Maria Dinorah Góes e Silva, no município de Gandu, situado no Baixo Sul da Bahia.
            A idéia de sistematizar esta experiência e organizá-la em um livro, surgiu no 2º semestre do ano de 2007, quando a Secretaria Municipal de Educação de Gandu propôs a cada núcleo construir seu projeto atendendo as necessidades de sua clientela. Partindo desse pressuposto, identificamos o nosso trabalho com a dificuldade na lectoescrita para que permitisse ao educando perceber a importância do ato de ler e escrever, atuando de modo inteligente, em busca da compreensão de mundo, exercendo assim seu papel social de cidadão.
            Este objetivo implicou colocar o aluno em contato sistemático com o papel de leitor e escritor compartilhando a multiplicidade de propósitos que a leitura e a escrita possuem: ler por prazer, para se divertir, buscar alguma informação específica, partilhar o que leu, recomendá-la aos outros, escrever para expressar as idéias, organizar os pensamentos, aprender mais, registrar e conservar como memória, informar, expressar sentimentos, dentre outros.
            Para formar usuários da língua, foi preciso planejar situações didáticas em que a leitura e escrita entrassem pelos poros de cada discente, fazendo parte de sua vida. Foi preciso que o educando ocupasse sistematicamente a posição de leitor e escritor para praticar, construir o háb.ito, se sentir embalado pelo prazer da autoria e poder ser arrebatado pelo conhecimento.
            O projeto logo se mostrou inusitado em sua proposta, ficamos encantados em saber que o almanaque seria construído em conjunto com os alunos. Nele você encontrará fábulas, músicas, contos de fadas, bilhetes, receitas, palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, poesias, entrevistas, anúncios, curiosidades, piadas, desafios e muito mais.
            Esperamos que você goste tanto de lê-lo como nossos educandos gostaram de escrevê-lo.
Débora Regina Oliveira Santos
Coordenadora pedagógica










3 comentários:

  1. Oi Elisângela,

    Que belissímo trabalho de leitura e produção de texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do blog, do layout.... só senti falta do nome. Um blog tão interessante como este tem que ter um nome bem criativo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Débora,

    O seu blog é show !

    A sequência didática sobre os Contos de Fadas e Contos Maravilhosos é realmente muito interessante,pois orienta o educador a um melhor direcionamento no trabalho com os gêneros textuais em questão. Além de enriquecer as aulas, tornando-as mais atraentes,esses contos nos fazem viajar por um mundo de mágia,onde realidade e fantasia se confundem, despertando em nossos educandos o prazer pela leitura, e por que não dizer, formar grandes leitores e escritores.

    Um abraço!


    Angélica

    ResponderExcluir