quarta-feira, 16 de março de 2011

Reportagem do Projeto “Almanaque: diversão e conhecimento”

As fotos abaixo são de um almanaque, fruto de um trabalho coletivo, ou seja, feito e refeito, criado e recriado a muitas mãos, com a perspectiva de formar educando que saibam produzir e interpretar textos de usos sociais – orais e escritos – e que tenham trânsito livre nas várias situações comunicativas que permitem plena participação no mundo letrado.
            Resultado de um projeto de problematização e empreendimento realizado com o núcleo composto pelas Escolas Argentina Castelo Branco, Centro de Ensino Luz e Amor e as turmas do 1º ano da Escola Maria Dinorah Góes e Silva, no município de Gandu, situado no Baixo Sul da Bahia.
            A idéia de sistematizar esta experiência e organizá-la em um livro, surgiu no 2º semestre do ano de 2007, quando a Secretaria Municipal de Educação de Gandu propôs a cada núcleo construir seu projeto atendendo as necessidades de sua clientela. Partindo desse pressuposto, identificamos o nosso trabalho com a dificuldade na lectoescrita para que permitisse ao educando perceber a importância do ato de ler e escrever, atuando de modo inteligente, em busca da compreensão de mundo, exercendo assim seu papel social de cidadão.
            Este objetivo implicou colocar o aluno em contato sistemático com o papel de leitor e escritor compartilhando a multiplicidade de propósitos que a leitura e a escrita possuem: ler por prazer, para se divertir, buscar alguma informação específica, partilhar o que leu, recomendá-la aos outros, escrever para expressar as idéias, organizar os pensamentos, aprender mais, registrar e conservar como memória, informar, expressar sentimentos, dentre outros.
            Para formar usuários da língua, foi preciso planejar situações didáticas em que a leitura e escrita entrassem pelos poros de cada discente, fazendo parte de sua vida. Foi preciso que o educando ocupasse sistematicamente a posição de leitor e escritor para praticar, construir o háb.ito, se sentir embalado pelo prazer da autoria e poder ser arrebatado pelo conhecimento.
            O projeto logo se mostrou inusitado em sua proposta, ficamos encantados em saber que o almanaque seria construído em conjunto com os alunos. Nele você encontrará fábulas, músicas, contos de fadas, bilhetes, receitas, palavras cruzadas, histórias em quadrinhos, poesias, entrevistas, anúncios, curiosidades, piadas, desafios e muito mais.
            Esperamos que você goste tanto de lê-lo como nossos educandos gostaram de escrevê-lo.
Débora Regina Oliveira Santos
Coordenadora pedagógica